• Posted by : Felipe

    Preparado para sair da sua zona de conforto?




    Uma Obra para abalar seus Preceitos.

    Seja bem vindo a esse meu espaço mortais, sintam-se a vontade, peguem uma cadeira, podem se servir do chá,ou se preferirem, peguem um pouco de café, acomodem-se bem, e vamos conversar um pouco sobre essa bela obra, preparem-se para viajar junto comigo.

    Espero que apreciem XD, fiz meu melhor, por mais que sempre estou aberto a criticas e sugestões, e a troca de ideias.

    Robôs com conciencia Propriá, remetendo a obras icônicas que já exploraram tal tema, seja no campo das animações, ou mesmo em filmes como Ghost in the Shell, I robô, Matrix, EX MACHINA que já exploraram tal tema, Com questões como Oque constitui nosso Senso de Moralidade e Realidade? oque realmente separa o Homem da maquina? e a partir do ponto onde ela (a maquina) tem individualidade? 

    Será que tal obra conseguiu explorar bem tais questões ou até outras será que foi capaz de se aprofundar mais? é oque descobriremos.


    Esta obra conta com um filme e OVA's que saíram depois complementando o mesmo, recontando a historia já contada sob outra perspectiva, e resolvendo alguns mistérios que o filme deixou . Sendo o filme o preludio de tudo mas abordarei ambos como uma obra só levando em conta que um complementa o outro, recomendo ambos até realço que a experiencia do filme somente somará a tudo que virá depois , que deixa seus mistérios, sendo um preludio ao mesmo tempo que uma excelente historia. Mas sim as OVA's recomentam a historia do filme mesmo que existam algumas diferneças, send o filme de quase 2 horas, e as OVA's divididas em 6 episodios com 15 minutos cada em media.

    O filme chega, quase como um preludio pelo que esta por vir com dicas, de outro conto por trás de tudo, enquanto remete a atos do passado que você pode apenas teorizar com as peças que estão a sua disposição.

    Não espere uma historia extremamente complexa, com varias coisas movimentando a trama, não espere muita ação, é uma historia simples sendo contada de maneira singela, porém com muito por trás, só que esta não trata o expectador como idiota e vai depender de você ligar tudo, confesso que a principio não vi as OVA's que saíram após esse filme, mas com apenas o filme já fiquei maravilhado, pode não ser mais recente como as OVA's, porem a maneira como a narrativa progride calmamente contando uma simples historia e encantadora, assim me senti obrigado antes de continuar o mesmo tecer tal review ter que ver a obra em sua totalidade. Assim fui as ver.

    Ficou claro para mim certamente, após contemplar a obra como um todo, que os dois podem ser bem únicos onde um pode completar o outro, porém as OVA's adaptam tudo muito bem, sem grandes diferenças só temos um up na animação, pequenos e sem grandes variações mudanças, além de claro alguns detalhes a mais,ou a menos, e no caso do a menos durante a trajetoria diria que alguns detalhes, que foram acrescidos ou mesmo removidos não prejudicam a experiencia, porém sinto-me não tão satisfeito por outras mudanças como uma ao final que é oque muda tudo e a partir disso posso afirmar um completa o outro!!

    Sem duvidas não só a trajetória e seus detalhes, mas principalmente pelo final de cada um, onde os mistérios deixados pelo do primeiro e uma historia a mais sendo revelada de maneira repentina e ao mesmo tempo serena, aqui é nós apresentada outra, e sim as duas juntas, fazem diferença, então novamente me pego recomendando o filme.

    Momento PARNOIA ON.

    Além de algumas cenas extras entre momentos que as OVA's proporcionam e algo a mais no final, que no filme já era grandioso mas aqui ahhhhhh, com oque já tinha visto pude ficar satisfeito não foi nenhum grande conto sendo apresentado algo simples, porém que sem duvidas fecha tudo muito bem, devo dizer que recomendo o filme antes, porém para aqueles que não tem paciência para apreciar um espetáculo 2 vezes e ver suas minucias e diferenças, ou simplesmente seria muito maçante ver algo duas vezes,mesmo que tal experiencia te permitisse ver até com outra perspectiva, já com o final do filme que te deixa simplesmente sedento por mais, mesmo que nos detalhes já tivesemos a maioria das peças ainda falta algo, e é isso que essas OVA's oferecem,devo dizer as OVA's são bem completas, então se não quiserem ver duas vezes o mesmo espetáculo não há problema elas por si só são ainda melhores que o filme, e mais completas, fechadas, podendo ser completos com algo mais que você terá que ver o filme para entender.

    Bem certamente, tirei um pouco de tempo que essa bela obra merece para explorar acima tanto o filme como a OVA's então indo a analise, finalmente.


    “No futuro, provavelmente o Japão. "Robôs" há muito tempo são a muito tempo. E logo depois chegariam os Androides,Este é um momento não muito distante da implantação generalizada de 'Androids'” é o cenário onde se passa o filme.

    A premissa é simples, porém aqui os androides não se limitam aquilo que seus criadores imaginavam. Eve no Jikan (ou “Tempo de Véspera”) nos apresenta de maneira sutil e instigante as prováveis inquietações sociais que o convívio com os robôs traria à humanidade. Sim é basicamente isso e a Partir dai nós seguímos o nosso protagonista Rikuo um jovem, considerado pelos outros, como uma dessas pessoas que valorizam e confiam demais nos androids, porém ele nega tal postura. Quando ele percebe que sua androide, esta saindo por vontade Propriá e indo para um suspeito lugar sem qualquer programação ou ordem, ele e seu amigo Masaki, vão atrás da mesma em um café ou estabelecimento, já tendo duvidas a partir dai sobre as maquinas, como um Androide esta indo para algum lugar por vontade Propriá? é isso posivel? como?


    Me senti no paraíso assistindo a tal obra tão simples, ao mesmo tempo onde estava internamente gritando "Pare de brincar com a minha perspectiva!!!!" vai de gostos então pode não ser do seu e como já disse não espere tanto, a obra é pacifica como um conto mas conturbada como uma tempestade, explotando mais o psicológico, e essa interação social logo no inicio por detalhes nós é apresentado o mundo.

    Mas deve-se ressaltar que como já disse  ritmo dessa obra é mais gradual, ela vai muitas vezes te tirar da sua zona de conforto, então se prepare, e tente não pegar no sono que par amim foi fácil, mas para muitos pode ser maçante, ainda que  rolem altas emoções,  a trajetória acredite vale a pena!

    Anúncios de televisão condenam o uso de androides na educação infantil e na indústria alimentícia, isso claro em sua superfície, onde tais comerrciais a primeira vista aparetam tal mais vão além disso e se percebe com o passar da trama que o condenavel aqui é a relação de humanos com androids.



    Os talk shows denegrem os jovens que se apaixonam por seus androides na verdade o próprio Comitê de ética e diversos meios já , encara quem trata os robôs com respeito, como pessoas maníacas, que possuem forte dependência pelos androides. Esses “Dorikei”, dizem eles, representam o ponto mais baixo da relação da humanidade com a tecnologia, pois eles perderam a capacidade de se relacionar com seres humanos reais, assim sempre denegrindo nas reportagens e colocando como inferiores e
    não somente vulgares mas condenáveis tais comportamentos.

    Interessante que isso se torna então motivo de deboche naquela sociedade, porque o bacana mesmo é sentir nojo das máquinas. Tratar-los com enorme indiferença, como se eles fossem apenas uns meros clones solitários.
    O Comitê de Ética combate o apego sentimental de humanos por robôs e promove a discriminação para com aqueles que “valorizam demais” seus androides encorajando as pessoas a trata-los como meros objetos, eletrodomésticos.  E assim são vistos pela maioria, como meros objetos e lhes é defeso manifestar sentimentos livremente. Muitos humanos, aliás, acreditam ser simplesmente impossível os androides terem emoções. 

    Além disso, todos os robôs seguem inexoravelmente as clássicas três leis da robótica de Asimmov:

    1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
    2. Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a primeira lei.
    3. Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a primeira ou a segunda lei.
    Leis essas usadas em muitas obras de ficção e que supostamente garantiriam a submição dos androides aos humanos.

    Apesar de a história, como visto, abordar um tema já bastante exaurido e se valer de um pequeno “copiar e colar”, ela é deveras criativa. Um dos motivos é a lembrança de um pequeno detalhe: essas supracitadas leis possuem brechas que podem ser exploradas sem que as ditas leis sejam violadas.


    Em tal sentido lembro já citado Blade Runner, ou até mesmo me focando mais na cultura otaku, Ghost in the Shell, porém sendo fácil diferencial os Humanos dos androides a partir do aureolas ou anéis sobre as cabeças dos androides, somente quando eles adentram ao café, é onde todas as peças começam a se mover sua paranoia a agir e você já não saber quem é quem.Enquanto isso, as pessoas vivem menosprezando os robôs desde os minutos iniciais - vide a irmã do protagonista, que logo de cara já se refere a sua android como ''coisa''.

    Mas ao mesmo tempo diferente de ''Ghost in the Shell'', Eve no Jikan possui um lado filosófico quase tímido. Digo isso, pois esse aspecto é bastante sutil. E isso tem o seu lado bom, porque os tempos mudam. Se na década de noventa os animes com forte apelo para a filosofia eram mais escancarados (sim, há exceções), hoje em dia eles ficam mais escondidos nas entrelinhas. Apenas enxerga um significado maior, quem para pra juntar às peças. Portanto, Eve no Jikan diverte e faz o seu papel como qualquer outro anime, mas se quiser enxergar uma razão maior por trás dos fatos, você encontrará material de sobra.

    Já no Café Intrigado e desconfiado com o lugar, Masaki tenta de toda forma levantar o máximo de informações possíveis sobre o local, pois diferente de Rikuo ele tem uma desconfiança tremenda dos androides. Já seu amigo tenta descobrir as motivações do local e o por que de sua androide o frequentar.


    Vezes trilhando entre suspense, uma narrativa simples e espreitando ate o  psicológico, sendo já uma obra bem psicológica , nessa atmosfera de suspense e apreensão que consegue criar, deixando o expectador - ao menos eu - apreensivo a cada segundo em algumas cenas no meio do desconhecido juntamente ao protagonista, perdido, desconfiando de tudo, e com a trilha sonora no minimo apelando para tal, mesmo a obra não sendo um suspense por mais que exista tal brecha. Assim mesmo esperando ao menos que este não fosse esse tipo de filme onde algo realmente ruim acontece-se logo a principio, onde nós seria apresentada a trama e seus plots além de possíveis desdobramentos, cria-se um medo que o pior possa acontecer - ou é somente minha delirante mente paranoica trabalhando com essa,trilha sonora que cria tal ambiente, onde você a principio se vê desconfortável em sua primeira visita ao bar, e sempre com cautela quanto as maquinas.

    Mas devo Confessar, obrigada trilha sonora e ambiente! me pego simplesmente tenso junto com o protagonista nesse bar, nessa terra no limite do certo e errado, onde não conhecemos nada, e tudo pode acontecer, estive apreensivo e confesso eu amei.

    Autor ou mesmo o próprio diretor regendo essa orquestra, vocês são diabólicos!!! Genial oque eu chamaria como perspectiva da câmera, porém não há câmera mas esse movimento da visão de nós meros espectadores em alguns diálogos deixando de lado ou com menos foco outras partes,jogando com nossa perspectiva é simplesmente sublime.


    Por mais que exista a brecha inicial para duvidar tanto dos humanos como dos robôs, do café, e até mesmo daquele conselho de ética, o foco verdadeiro não é esse. No entanto, é através desses pontos que tudo se conecta, chegando num só destino. O que está em jogo aqui, são os relacionamentos. 

    O anime, resumindo, nos mostra a fascinante riqueza e complexidade das relações humanas (e robóticas). Ao longo dele – e especialmente nas cenas extras do filme – nos é mostrado também pequenas dicas sobre o que está por detrás do Comitê de Ética e por detrás do Eve no Jikan. O anime, portanto, nos insere num mundo fabuloso extremamente promissor de uma excelente e excitante história. Ele acaba, porém, sem final, embora os dois protagonistas tenham tido sua evolução emocional completada como um conto, simples e passageiro ficará a seu cargo juntar as peças e assim encarar o passado da obra, e guarda-la consigo desejando o melhor ou pior para tal mundo a partir dai.



    Aureolas angelicais, que são na verdade correntes, e as mesmas, não só limitam como inferiorizam, diferenciando assim dois seres conscientes, mas com um sendo superior mesmo ambos sendo iguais.

    " Mas são maquinas,apenas isso e não podem passar disso, elas não devem ter individualidade!" ou mesmo achar que seria hipocrisia isso já que as maquinas são quase uma extensão nossa hoje,e logo que podem pensar, por tal merecem ser julgadas? se pensarem diferente do esperado, então serão uma ameaça? esse jogo que a obra faz sutilmente com expectador provocando diferentes sensações, é fantástico! e vai caber a você tirar suas próprias conclusões e respostas de tudo isso.

    Assim acompanhamos duas ou mais linhas narrativas distintas, indo de compreensão, a algo mais, aquele sentimento inseguro que há dentro de cada um de nós sobre o diferente.A discriminação impregnadas em nós como sociedade, e um de nossos medos, por mais que pelos mesmo nenhum de nós a enxerga ou mesmo as admite, mas esta lá.

    A Arte nessa obra é sempre tão expresiva e ultiliza tão bem seus recursos . O 2D e o 3D são usados de maneira brilhante na série, e contribuem ainda mais com o clima futurístico. Todos os cenários, cores, sombreamentos, luzes, bem como as expressões faciais dos personagens, estão beirando perfeccionismo

    Robôs mentem? com tais desconfianças você inicia o filme.

    Robôs seriam capazes de sonhas? citando o título de um livro muito famoso e que foi adaptado no sucesso Blade Runner o qual pode te sido mais uma das fontes de inspiração da obra, Androides Sonham com ovelhas elétricas? e se sonharem? 

    Nesse ponto nós é passado um tipo diferente de tensão, onde se devemos ou não confiar nas maquinas, nos androides que será que teriam vontade Propriá?, e nessa ciranda,oque seria certo ou errado?



    Fazendo algumas considerações Tecnicas...

    Olhem esse ângulo gente, PELA MOR DE SHINOBU!

    A direção de Yasuhiro Yoshiura, tem brilho próprio, porque ele faz uma dinâmica bastante interessante, não só no roteiro, como na animação em si.. - é quase com se tivesemos vendo ângulos gravados por camerâs reais, que te fazem pensar isso é genial!. Ele dá voz para cada personagem, e não estou falando somente dos dois principais. Cada um ali tem o seu momento de ser explorado, isso inclui os androides. Com ângulos de camera por Asim dizer alterando seu foco ou mesmo mudando a perspectiva de uma mais intimista a outras superiores ,de 1° pessoa para à 3°, desde giros à movimentos enquadrados, o modo como cada perspectiva se intercala junto com o que está sendo contado, é maravilhoso. É de uma grande imersão nesse universo. Não é exagero nenhum dizer que esse anime poderia ter sido facilmente dirigido pelo Makoto Shinkai.

    Além de um character design bem refinado, todo o cenário que é apresentado não deixa a desejar. Além de bem produzido e mesmo se tratando de um enredo futurista, a série não extrapola, pois talvez com exceção dos androides eu não vejo nada que consideraria impossível ali.


    Eve no Jikan merecia ser visto por todos, apenas por possuir tal mérito. Porém, ele vai além, e a história por sua vez, não fica pra trás.

    No enredo também não há o que reclamar, Eve no Jikan aborda cada um dos assuntos muito bem, mesmo que em alguns casos de forma subliminar. Nas entrelinhas.

    Além da trilha sonora que pode não ter sida a mais expressiva em alguns momentos, mas que coisa linda, contribui e muito, ela não se destaca, por  praticamente com o ambiente e uma animação simplesmente sublime uma complementando a outra para criar um ambiente tão imersivo que você viaja.

    Com ritmo e script brilhantes, construção de mundo cuidadosa e completa, e um exame cuidadoso do que nos torna humanos, Time of EVE é um anime Atemporal, comovente e fascinante.

    Aqui tomarei liberdade a poder comentar mais sobre a Obra, aviso que conterão Spoilers mais pesados sobre o final do filme e detalhes que não estão na Ova ou da propria obra, e delírios Tolos, desse amante de historias, e suas interpretações da obra como um todo.Assim recomendo ter visto o Anime antes, ao menos as OVA's.


    A partir daqui julgarei que já terão visto a o anime ao menos as OVA's ainda que recomende o filme que terá somente a acrescentar. Enquanto tem tanto a ser dito sobre tal obra tentarei me ater a pouco, porém como já dito nós comentários serão bem vindos a explorar mais a fundo esse universo:

    Bem o incidente cita do em com base no final do filme, e as imagens mostradas creio que deve ter sido uma caça as bruxas por assim chamar, onde o Comité de Ética, liderou um ataque a androides, talvez como uma demonstração, para os rebeldes, ou mesmo que pensassem em tal,ou mesmo para os humanos, embora as especificidades do incidente não sejam claras, parece que a demonstração culminou com a morte de um robô e a quase morte de uma jovem. 

    Assim insinuasse no final que a dona do Café é essa criança, e que pela tela ao final não apenas um café ou estabelecimento para tal, e tem alguém ou melhor dizendo um casal, agindo por trás e promovendo cafés assim em diversos pontos seria uma tentativa de mudar o mundo aos poucos? bem aqui somos apresentados ao inicio de tudo o mundo ainda adotando os androides vendo que eles tem individualidade, se escondendo o mesmo, e já com rebeldes que querem igualdade, enquanto a aureola sobre suas cabeças é quase como uma corrente.

    Assim no final do filme diferente da versao em OVA's, Nagi - agora com oculos oque até me fez questionar se era ela mesma, e pelos trechos que nós é apresentado ao final, crieo que ela esteja visitand seu pai, e provavel criador dos Robôs e dessa era, como foi dito que somente uma pessoa poderia mexer na programação daquele modo e estaria morto, mas pelo visot ele adota partes mecanicas sugerindo que algo aconteceu e ele teve que se melhorar, para sobreviver, e somente ele saberia como atair os androids a um lugar, deixando claro que a garota seria filha dele - claro que o final a priori me fez pensar em outro tipo de relacionamento ¬¬.

    A última cena do filme mostra Nagi - dona do café - colocando a mão sobre a de Shiotsuki.Contornos fracos dos nós metálicos de Nagi podem ser vistos sob sua pele, insinuando que ela, como seu pai, é na verdade um cyborg - fazendo dela uma ponte literal e metafórica entre humanos e andróides.

    Caramba eu revi isso não sei quantas vezes até perceber isso, e eu estou abismado ao perceber mais outra narrativa nas entrelinhas visuais - agora indo para outro delirio de meus ships,sem falar que pela reação dela e da android sugere que ambas parecem ter interese no nosso protagonista ( ͡° ͜ʖ ͡°), esse sortudo, bem pessoalmente shipo os dois.

    Parece que após o Incidente Tokisaka e a perda de uma de suas mãos (se não mais de seu corpo), Nagi começou a viajar, montando vários cafés para interações homem-androide onde quer que fosse.

    Essa ao menos uma teoria minha, como a obra é aberta a interpretação, posso estar enganado ou ter acertado parcialmente então não estarei sempre certo, mas foi uma possivel interpretaçao.

    O anime frequentemente repete o seu refrão “Você estra aproveitando o tempo de Eve?? - praticamente  a todo tempo nós jogando ele na cara - Esta pergunta é feita por Nagi aos clientes do café e aparece ao longo do filme em lenços e canecas de café. Este não é apenas o slogan do café, mas é também uma questão de meta-anime para Rikuo e para o público.

    Rikuo percebe que ele está aproveitando o Tempo de Eve, porque ele está fazendo amigos, aprendendo suas histórias e revisando sua compreensão da humanidade e do que constitui uma pessoa. A mensagem final do Time of  Eve é que quando nos relacionamos com o Outro - que neste caso se manifesta como andróides - descobrimos que os outros não são muito diferentes de nós, e que a vida é muito mais agradável quando nos tratamos uns aos outros. com dignidade e respeito, e não como meras ferramentas.

    Espero que tenha apreciado seu tempo lendo este artigo que me deliciei escrevendo XD.

    Ao menos essa foi a minha interpretação que consegui tirar, porém sempre é possivel ao ver sob outra otica se perceber mais de uma, entao qual foi a sua?

    E Você esta aproveitando bem seu tempo?

    Avaliação:
    Direção: 9/10
    Roteiro/Historia: 9/10
    Soundtrack: 7.5/10
    Personagens: 9/10
    Entreterimento: 8/10
    Animação: 9/10
    Nota final: 9.5/10


    Agora é com você! se interessou pela obra? de uma chance ao menos ao primeiro episodio, pode ser que lhe agrade mesmo podendo não estar dentro de sua zonad e conforto algo mais a base de diálogos.

    E falando em diálogos, se ver ou já viu,até mesmo se ficou interessado, não deixe de comentar a baixo! sua opinião é sempre bem vinda, diga oque achou, suas interpretações, mesmo referencias que notou podendo ser no campo mais filosófico ou gnóstico, será um prazer debater com você sobre a obra!

    Espero que tenha aproveitado sua estadia aqui, e será sempre bem vindo a voltar.



    0 Comments

  • Copyright © - ARS NOVA ANIMES - ARS NOVA ANIMES - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan