• Posted by : Felipe


    Para mais informações da obra, segue o link do anime de Kotoura-san. Bem era isso então vamos a analise dessa inocente,não muito pretenciosa, mediana mas não abaixo disso e no geral boa obra.

    Curiosidades:


    Dessa vez resolvi começar tradando de algumas curiosidades ao invés da historia,então vamos ao momento para falar algumas trivialidades que pesquisei,ou alguma referencia aleatória:


    • Kotoura-san foi baseado em uma serie de mangas 4-Koma, oque torna essencialmente uma comedia, então o drama que temos no anime, e tudo que foi desenvolvido ao redor da protagonista para lhe dar uma backgraund a mais, foi original do anime.

    • Pelo que pude constatar em minhas buscar, a mão da Yuriko, Chizuko Mifune,foi uma clarividente real, ou melhor dizendo o nome dela e o personagem forma inspirados em um caso real, o qual compartilham o mesmo destino.



    • No episodio dois podemos ver nossa protagonista Kotoura-san se escondendo numa caixa para fugir do Manabe, uma pena que ela não era o Snake.


    Historia/Desenvolvimento:

    Apresento para vocês Kotoura-san em toda sua gloria!

    A serie nós apresenta um conteúdo inesperado,em contrapartida ao seu visual, já iniciando na primeira parte, com um drama pesado, porém não fora de lugar,com uma visão diferente de alguém com a habilidade de ouvir os pensamentos dos outros, sempre ligada e algo normal para a protagonista Kotoura-san, que neste genial roteiro, já nós apresentado logo nós primeiros minutos do anime que esse não ira ser um anime fofo o tempo todo.

    O restante do anime faz um bom trabalho ao alternar entre momentos bobos e mais alegres, descontraídos no geral e os sérios. Não vou dizer que a serie consegue manter o equilíbrio bem entre as duas formas do anime, ele tem seus tropeços especialmente o inicio,porém ele logo vai encontrando esse equilíbrio, se tornando cada vez melhor.

    Agora deixe eu quebrar oque você pensava desse anime.ah como amo quebras!.

    Será que alguém se importa ou vai ler?...

    E como já citado o anime a se inicia em sua parte mais seria, com algo inesperado e que choca o expectador, ao trazer da perspectiva do portador da habilidade ao nascer com ela, o lado negativo da mesma, e isso de alguem que vem de um manga 4-koma,que não tinha absolutamente nada disso - por isso se chama adaptação para anime e não copia. E esta pondenrada abordagem funciona bem junto com o todo do anime, sem falar no visual que contribui nesta parte e muito mostrando não somente nos olhos apáticos e sem vida da Kotoura seu estado atual, porém contorno,nas cores ao seu redor, que deve ser a perspectiva como ela encara o mundo, e então vemos aos poucos o fundo assim ficar mais e mais sombrio aos poucos, com mais sombras e cores mais escuras e pesadas,até Manabe entrar na vida da Kotoura, mas não é uma mudança completa de um hora para outra, é algo gradual como a comedia começa a entrar no anime depois de um "Back", como tudo começa a ganhar mais forma as cores a ficarem mais vivas e o fundo mais claro e variando,enquanto volta a escurecer e depois a finalmente a protagonista ver o mundo com outros olhos não mais tão apáticos.

    Com isso estabelecemos um ponto da visão da propria Kotoura, antes do Manabe surgir na vida dela e como será após isso. Temos um truque visual de quebra de mundo, para a kotoura que foi genial, e decisivo para estabelecer isso,não falo de quando o mundo dela é quebrado antes, e sim do "back" já mencionado, quando ela conhece o Manabe e espia seus pensamentos algo completamente inusitado vem para quebrar toda a carga que estávamos carregando até o momento, tornando todo visual ao redor vivo novamente por um momento, e quebrando o mundinho que a kotoura vivia, um back nada sutil, porém que contribui para um bom efeito dramático, e  funcionou bem.

    o romance funciona bem, a principio não tão natural quato poderia como ele se apaixona por ela, mas fora isso ele funciona de maneira natual no resto do tempo e so melhora.

    Porém a transição para comedia como já citado,não é imediata, depois desse primeiro contato elementos visuais mais pesados ainda segue ao fundo,e mesmo após a confução da kotoura ser pega com guarda baixa vemos aqui seus problemas começando a se manifestar, desde seu medo de relacionamentos e sua falta de tato, os seus transtornos e paranoias.

    Claro o anime segue em constante mudança,temos então desvaneios, e muito esforço para tirar kotoura de sua zona de conforto para faze-la aceitar seus poderes e a si mesma, e também a poder confiar em outros,e notamos com isso a mudança também nas pessoas a seu redor. De fato é relaxante e prazeroso assistir a Kotoua saindo de sua concha vazia para o exterior e como dai para frente perdura a sensação amável de tal confiança interna,e que ela talvez possa ter uma vida boa.



    Um elemento legal da série são os personagens muito bem contruidos e com personalidades bastante consistentes, que evoluem de forma adequada.Personagens com ma profundidade não esperada a principio, começam a se mostrar, o conflito interno da presidente e seu amigo de infância, junto com toda a trama externa, que temos em andamento enquanto a Kotoura já tem que lidar com seus próprios traumas garantem um entreterimento a mais,e também contribuir para a leveza da obra, como Manabe, que pode ser um idiota lascivo, mas sua lealdade absoluta a Kotoura e a franqueza brutal com que ele a defende contra todas as tentativas de menosprezá-la prova seu valor. Enquanto Moritani, esta se reformando e com acontecimentos, que tornam uma rival a uma amiga, e como o romance se desenrola disso tudo é interessante da parte do roteiro. Até mesmo a mãe podre de Kotoura acaba demonstrando ter um pouco mais de complexidade para ela do que é inicialmente aparente.
    nessa parte apenas imaginei " minhas costas! que dor!"

    Claro com todo esse conteúdo mais serio a serie não deixa de ser muito engraçada, as reações da Kotoura, sua mudança, timidez, e momentos chibis e fofos são muito divertidos. Momentos que a Kotoura podendo ler os pensamentos de outros e se depara com Manabe um adolescente lascivo com desvaneio e delírios  +18, e suas reações com isso já ela não tem controle de seu poder é uma piada recorrente e muito boa,tirando algumas risadas do expectador quase sempre, principalmente com as variações da mesma.Temos então episódios mais medianos focados na comedia no meio do anime depois de 4 episódios especialmente tensos, são episódios simples com piadas que quase sempre funcionam, desde as piadas com "Mori", a os momento que a kotoura rola de rir no chão e caem caixas sobre ela. Já outros exageros não funcionam tão bem - como o avô da Kotoura criando um parque de diversos, e com a natureza pervertida do mesmo reveladas, tenho mais medo desse avô do que sentia vontade de rir.Com isso tudo até os mais sérios episódios, conseguem te tirar boas risadas, conseguindo depois de um tempo manter um bom equilíbrio.

    Concluindo fora as piadas com certos exageros, ou um avô moralmente duvidoso,o ponto fraco maior seria apenas a conclusão do grande arco e o clímax do episodio 11, que realmente foi fraca, comparado ao restante que nos foi apresentado e toda a seriedade foi, até mesmo meio clichê. Por mais que o episodio final em si seria o 12, que foi esse sim um excelente fechamento, realmente ótimo amarrado e bem fechado tudo,e com uma conclusão satisfatória que o episodio anterior não lhe deu.



    Art:



    Com um visual bem simplório no geral como da para se notar pelas imagens ,podendo não ser muito atrativa,sem nada grandioso, ou que se destaque, porém com animação sempre concisa e fluida,sem grandes falhas aparentes. NIsso focando o principal de resto temos tudo bem simples, e medíocre - isso não é algo negativo estou apenas afirmando que esta na madia, é isso que significa medíocre.


    Trilha sonora:


    Bem aqui temos uma boa variedade na OST do anime, com trilhas mais pesadas e carregas outras mais alegres, é muito interessante de fato como são usadas, contribuindo para ambientação da serie, e sendo usadas nos momentos certas sendo responsáveis por criar o clima das cenas que nós serão apresentadas sem elas algo mais pesado, ou se vamos aos poucos nos introduzir a comedia.

    Ja quanto a Op e as Eds, são todas muti boas,sem muito a comentar sobre elas fora isso, dando espaço especial para esta,ED 3.

    Comentarios Finais:


    O fanservice no anime é bem leve e não é usado em excesso,sem ser algo que atrapalhe, para quem não curte tal.

    A premissa é bem interessante, e o primeiro episódio foi muito promissor, mas a verdade é que a série não atinge todo o seu potencial e às vezes cai de cara no chão, como em algumas partes mais  dramáticas. Ainda acima da média, eu diria, mas não por muito.

    E por mais que eu tenha elogiado essas transições da de humor da seria, algumas vezes pode ir longe demais, especialmente tudo que envolve atividades do clube. Quero dizer que você tem essa comédia romântica com o relacionamento sério dos dois personagens enquanto eles enfrentam várias adversidades juntos, mas as as piadas do clube que tiram boa parte do peso, e tentam agregar algo mais comico em momento que acho indevidos, algo que citei que no inicio a obra não sabia bem equilibrar o humor e a seriedade, tornando a experiência superficial para alguns.

    Enfim, Kotoura-san é um anime divertido, não é nada grandioso ou  memorável, no entanto ainda vale a conferida se você não tiver tanto problema com o visual da série, porque o roteiro, mesmo com seus tropeços, é muito interessante e divertido.

     Eu tenho que admitir que é bastante satisfatório com muito desenvolvimento de personagem e um bom final para a maioria dos problemas apresentados durante a série.Com um inicio e final exclente e um conteudo entre esses divertido, e que preenche bem o universo do anime, porém mais focado em comedia e comedia é algo que varia de gostos.
    Apenas uma ilutração que gostei bastante.podendo a kotoura de baixo ser ela no pasado enguanto a de cima a atual.


    Não indico a serie se você estiver procurando algo mais aprofundado sobre poderes psíquicos, que por mais que tenhamos o clube de investigação e tal começo instigante da vida de um psíquico sob tal perspectiva ele não explora esse lado, o foco do anime é outro, se considerar que o original é um 4-Koma, já é surpreendente oque fizeram aqui.Em fases distintas de momentos mais engraçados e sinceros, outros mais sérios e pesados,o coração da série está sempre no lugar certo, pois esses doze episódios transformam o que deveria ter sido uma premissa muito comum em algo extraordinário.


    Avaliação:
    Direção: 7/10
    Roteiro/Historia: 8/10
    Soundtrack: 7.5/10
    Personagens: 7.5/10
    Entreterimento: 7.5/10
    Animação: 7/10
    Nota final: 7/10
    Espero que tenham gostado,e que possam apreciar o anime tanto quanto eu, então jã viu? ficou interessado? foi ver e ae oque achou? deixe sua opinião a baixo ^^.


    0 Comments

  • Copyright © - ARS NOVA ANIMES - ARS NOVA ANIMES - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan