• Posted by : Felipe


    Para quem é inicante nisso.



    A algum tempo me perguntaram oque eram vocaloids? queriam saber a obra de que era derivado,claro a resposta podia ser algo simples de uma frase mas para ele e para muitos que não sabem sobre resolvi criar este artigo abrangendo esse assunto - e trazendo alguns clipes que curto enquanto isso.



    O que é Vocaloid?



    A maior pergunta que alguém faz quando vê Hatsune Miku pela primeira vez provavelmente é: “Mas o que é VOCALOID? É um anime?”.

    À primeira vista parece ser um anime com um monte de garotinhas fofas e muitas fanarts bonitas,( além de contar com musicas e letras geniais) mas as vocaloids vão muito, além disso, e talvez você precise de determinação e de uns biscoitos para acompanhar o que eu vou explicar aqui, pois tudo começou em uma noite chuvosa de 2000…

    Explicando de forma resumida:

    Bom... Vocaloid é um programa de síntese de voz criado pela Yamaha Corporation e desenvolvido pela crypton. A partir desse programa você pode mudar a voz, a melodia e os tons de voz.


    É Basicamente um Programa de síntese de voz, o computador reproduz a voz humana com base em um banco de dados (voiceBank).

    Para dar um rico ar a esse programa (torná-lo mais popular), a Yamaha Corporation criou o design japonês de animes e criou um personagem para cada voz.Se tornando hoje muito popular no japão,principalmente após o lançamento da Hatsune Miku - que muitos conhecem até quem não curte vocaloids - sendo feita com base em idols e com uma voz que apela a cultura Pop. E hoje temos mais de 50 voicebanks diferentes no mercado.


    Os mais conhecidos são: Hatsune Miku, Kagamine Rin / Len - pseudo irmaos algumas vezes,amantes em outras,porém o Len coitado sempre se ferra -, Shion Kaito, Sakine Meiko, Kamui Gakupo, Megurine Luka, Kamui Gumi. Mas têm muitos outros otimos também! como a falsa que se tornou verdadeira Kasame Teto, supercell - pera isso não é um vocaloid e sim um  producer -_-.


    Tá, mas o que é VOCALOID afinal de contas?

    Se Acostumem com as Imagens,tenho muitas Ótimas!!!

    Trata-se em suma isso uma voz humana sintética.A voz sintética é então vendida e normalmente quem a adquire usa na confecção de vídeos musicais. Aqueles que fazem esses vídeos costumam, dentro da fan-base de vocaloids, a serem chamados de “Producers” (“produtores). Em adição, enquanto existem muitas musicas de vocaloid no youtube, a vasta maioria das musicas começam sendo publicadas no site de vídeos japonês Nico Nico Douga,que se trata de um site japonês de compartilhamento de vídeos, ou no Piapro,site especializado na Fandom vocaloid,dado que a maioria dos producers são japoneses (ainda que existam, sim, compositores em outras línguas, sobretudo inglês e espanhol). E claro, uma vez que se trata de um produto que qualquer um pode comprar,e criar a partir disso o roll de produções está limitado tão somente pela criatividade humana!.

    Com isso em mente você pode pensar: hey trata-se apenas de um monte de musicas pop sem conteúdo cantadas por vozes mecanizadas, o que não poderia estar mais fora da realidade!

    Bem então deem uma olhada no clipe a baixo e me digam se isso não tem conteúdo ou profundidade.




    Um pouco de Historia.




    Vocaloid é um programa de computador que serve para a criação da voz cantada artificialmente. É uma espécie de vocalista virtual. Assim como existem softwares com sons de guitarras, baterias e pianos, VOCALOID existe para ter sons de vozes humanas.




    Por que então todos têm um avatar de anime?

    O motivo pelo qual quase todos os vocaloids têm um avatar é simples: eles existem para que você se identifique com a voz, afinal de contas, é mais fácil para nós reconhecermos e projetarmos nossos sentimentos em um avatar que parece um humano do que em uma tela de computador com notinhas de piano.

    Quem começou com essa ideia de criar personagens para seus produtos foi à empresa que criou Hatsune Miku, a Crypton Future Media. Quando eles estavam desenvolvendo seu primeiro produto, a MEIKO, a equipe achou que seria uma boa ideia colocar a foto de uma mulher em estilo anime, já que era bem comum no Japão. Essa decisão deles serviu como base para a criação da Miku mais tarde.


    Então a Meiko foi à primeira vocaloid!?



    Hope and Dreams!!! Ela não é uma Voca é uma Deusa **

    Não exatamente. VOCALOID começou muito antes da MEIKO, da Crypton e do Japão. Na verdade o software nasceu na Espanha como um projeto da Universidade Pompeu Fabra. No começo, a intenção não era vender o produto, mas a Yamaha se interessou pelos resultados, bancando o investimento e desenvolvendo um produto comercial.

    Em março de 2000 a Yamaha começou então a desenvolver o VOCALOID, porém só conseguiu completar o programa 3 anos depois, sendo anunciado pela primeira vez na feira alemã Musikmesse.

    Os primeiros bancos de voz para VOCALOID só chegaram ao mercado um ano após essa feira, em março de 2004. Eles são chamados Leon e Lola e cantam em inglês.

    MAS HEIN!? Se VOCALOID é da Espanha e depois foi pro Japão, por que os primeiros cantam em inglês?

    A empresa que produziu os primeiros bancos de voz para VOCALOID é localizada no Reino Unido. A Zero-G foi a responsável pela criação de Leon e Lola, que inclusive foram premiados no NAMN de 2005.

    Hm, OK. Mas onde fica a Miku nessa história toda?



    Ela esta em Todos os lugares.


    A Miku só passou a existir em 2007. Como a Crypton teve bons resultados de venda com sua primeira VOCALOID, eles optaram por lançar uma cantora com algumas características mais humanas, como idade, altura e peso. Essas características são muito comuns em ídols.

    Hatsune Miku foi feita praticamente como uma ídol, desde sua voz até seu desenho, tudo nela foi pensado para que representasse esse espírito de ídol virtual.

    Esse conceito deu tão certo que assim que Miku chegou ao mercado ela se tornou um sucesso instantâneo. Ela foi responsável por uma revolução na maneira como a música é pensada no Japão e se tornou um ícone da cultura popular japonesa. Ela ficou famosa na sua estreia por fazer um show por um holograma que aqui no Brasil foi passada a noticia pelo fantástico e muitos viram por lá.




    Legal mas e outros vocaloids? como isso tudo influenciou a cultura japonesa? e os producers?  os mais conhecidos e como influenciaram esta midia?   Bem acho que só para um artigo ja deu,talvez se quiserem trago algo a respeito de cada vocaloid ou dos principais ao menos,porem deixarei a baixo para vocês conhecerem melhor como é algo dessa magnnitude para aqueles que nunca ouviram falar e assim perceberem, que a criatividade humana não tem limites e quão lindo pode ser o resultado disso tudo  .


    Cruel Clocks




    Servent Of Evil - Uma das minhas preferidas da saga dos 7 pecados.


    Android



    O nome do Pecado:



    The Transient Apple Salesgirl



    Pierrot






    E paro por aqui,já trouxe bastante,mesmo que somente algumas bem básicas mesmo,se desejarem trago mais futuramente,pois como disse o limite é a imaginação então assim como animes eles também contam historias ou trazem mensagens nesses clipes,podendo ser a tristes como prisioner ou Kokoro,até causar frio na espinha como kagome Kagome.


    Espero que tenham curtido a seleção de musicas. E que ainda tenha sobrado um coraçao depois dessas.


    • Então é isso se gostaram não esqueçam de recomendar  e compartilhar,isso ajuda o ARS a crescer  ^^.Deixem suas opiniões a baixo nos comentários e sugestões para próximos posts,ou que eu comente alguns clipes de voca - farei isso de todo modo depois mesmo porque não fazer por aqui.

    0 Comments

  • Copyright © - ARS NOVA ANIMES - ARS NOVA ANIMES - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan